O Comitê Executivo de CHROs, do WTC São Paulo, debateu a importância do tema frente aos novos modelos de trabalho pós-pandemia
Trabalhar em um ambiente leve e tranquilo é essencial para manter o cuidado com a saúde mental dos funcionários. Além disso, é um fator importante para o melhor rendimento da equipe corporativa. Na última quinta-feira, 22 de setembro, o Comitê Executivo de Chros do WTC São Paulo Business Club promoveu o webinar “Saúde da empresa e dos colaboradores: práticas de como caminharem juntas”.
O encontro on-line contou com a participação da diretora de diversidade e mental health inclusion da Ambev, Mariana Holanda, e da sócia-fundadora da GetAhead, Toya Lorch. O debate teve uma discussão rica sobre os diversos conceitos de saúde e pontuou a relevância do bem-estar empresarial. A mental health, Mariana Holanda, também destacou a importância de se trabalhar em um ambiente sem grandes “cargas de energia”.
“As pessoas fazem distinção entre mente e corpo. Mas quando se considera a saúde mental e saúde física, elas não devem ser pensadas separadamente. Uma pobre condição de saúde física pode ser conduzida a um risco aumentado de desenvolvimento de problemas de saúde mental. Da mesma forma, a má saúde mental pode ter um impacto negativo sobre a saúde física, fazendo com que o risco de diagnóstico de doenças aumente. Está tudo interligado”, afirmou Mariana.
Visando fazer uma boa gestão, priorizando sempre a saúde dos funcionários, a sócia-fundadora da GetAhead, Toya Lorch disse que a saúde mental e a psicológica sofrem muitos impactos com uma rotina frenética de trabalho. “Longas jornadas de trabalho com poucas pausas para descanso, turnos alternados e ritmos intensos fazem com que os funcionários sintam-se ansiosos, estressados, exaustos e desanimados, o que pode desencadear casos graves de depressão. Por isso, os líderes precisam ter esse olhar de cuidado, para fazer uma gestão que preza pelo emocional do colaborador, pela saúde física e psicológica dele”, finalizou.