Executivos se reuniram para falar sobre as tendências digitais aliadas a gestão de dados híbridos
No dia 14 de abril o WTC São Paulo Business Club promoveu um encontro online que falou sobre as oportunidades digitais através de estratégias de dados híbridos. O evento contou com a participação do head de cloud computing da Cesar School, Felipe Ferraz, do diretor de infraestrutura da Claro, Luciano Luna, e do engenheiro de soluções da Cloudera, Thiago Santiago.
Os especialistas pontuaram a importância de aliar essas estratégias à escalabilidade e custo-benefício. “Os dados híbridos têm benefícios potenciais que justificam e reduzem os custos dos processos digitais. Se a empresa precisa aderir a regulamentos específicos do setor ou a supervisão do governo sobre como eles lidam com seus negócios, as organizações podem justificar o gerenciamento de dados híbridos como um recurso para ajudar a garantir a conformidade com diferentes legislações ou requisitos de mercado”, explicou Felipe Ferraz.
Para Luciano Luna, os dados híbridos em processos digitais são consideradas boas medidas pois proporcionam uma boa governança, conformidade, proteção e privacidade de dados. “Para muitas organizações, o gerenciamento de dados, documentos comerciais ou outros tipos de conteúdo é um caso de uso crítico para o gerenciamento híbrido. As empresas sujeitas a conformidade ou outras regulamentações precisam deste tipo de gestão para capturar, gerenciar, arquivar e descartar arquivos após um período predefinido”, disse o diretor de infraestrutura da Claro.
“Os recursos que oferecem suporte à conformidade convertem documentos de papel em formato eletrônico e os armazenam com acesso controlado por um período determinado. Após o término do período, a plataforma arquiva ou descarta automaticamente o conteúdo de acordo com políticas e procedimentos predefinidos. São métodos eficazes e que agilizam esses processos”, completou Luna.