Líderes e executivos se reuniram para falar sobre a revolução tecnológica nos negócios e quais são as novas tendências no mercado
Investir em cultura organizacional tornou-se uma tendência no mundo dos negócios devido aos bons resultados gerados em diversos setores. Olhar com mais cuidado para as pessoas de modo que elas se sintam mais conectadas e pertencentes à empresa é a definição de sucesso atualmente. No dia 27 de janeiro o WTC São Paulo Business Club promoveu um webinar que debateu sobre o fator humano da transformação da cultura organizacional empresarial. O encontro online contou com a presença do sócio-diretor e head de cultura organizacional da Crescimentum, Guilherme Marback, além do presidente do comitê e board member da Chilli Beans e da Zinzane, Felipe Meldonian.
De acordo com o sócio-diretor e head de cultura organizacional da Crescimentum, Guilherme Marback. “Sabemos que são os líderes os responsáveis por influenciar em até 70% os níveis de engajamento no trabalho. Por isso, é necessário trabalhar as relações entre líderes e liderados com comunicação efetiva, mais conexão interpessoal, rituais, cerimônias, mas também com mais autonomia ao colaborador”, disse Marback.
A cultura organizacional é a forma como as empresas conduzem seus negócios, sendo um conjunto de características como hábitos, crenças, valores, atitudes e símbolos, que determinam o comportamento de seus colaboradores. Uma cultura bem definida, melhora a produtividade e reduz a rotatividade no ambiente de trabalho, podendo aumentar a lucratividade na empresa. Na ocasião, Felipe Meldonian pontuou a importância de se trabalhar este pilar nas empresas, citando o cenário atual como exemplo. “Investir e prezar pela cultura nas organizações é considerado um dos motores responsáveis para alavancar resultados. Pregar valores e saber como integrá-los com estratégia nas figuras de liderança é uma boa medida para gestão de equipe e para a motivação dos times. Após um ano tão turbulento como 2020, ficou evidente que as empresas que investem nesse tipo de cultura se safam de uma maneira melhor de uma crise imposta por imprevistos. Investir em cultura e em pessoas é investir em bons resultados, afinal é isso que acontece quando esse pilar é trabalhado nas organizações”, afirmou o board member da Chilli Beans e Zinzane.