Participantes debateram os padrões de consumo e a sustentabilidade do futuro
Direcionamentos, tendências e aspectos da cadeia de valor referentes ao assunto. Os cuidados que as empresas devem tomar com o tema ‘Sustentabilidade’, é necessário abordar a inclusão e os impactos sociais que as ações realizadas vão causar.
O WTC São Paulo Business Club realizou nesta terça-feira, 18 de maio, um encontro on-line do Comitê de CEOs. O debate contou com a participação do LAA President da Dow, Javier Constante, que abordou os padrões de consumo e a sustentabilidade do futuro, provocando reflexões e discussões entre os diretores e profissionais presentes na dinâmica.
Javier Constante iniciou o encontro apresentando direcionamentos, tendências e aspectos da cadeia de valor referentes aos assuntos. Dentre eles, destacou os cuidados que as empresas devem tomar com o tema ‘Sustentabilidade’. ‘’Atualmente,
não é só falar de sustentabilidade. É necessário abordar a inclusão e os impactos sociais que as ações realizadas pela empresa vão causar. Nossas empresas têm missão social e essa linha é fundamental”, destacou.
Adicionalmente, o LAA President da Dow, abordou cases e experiências de estudos e de sua carreira profissional, e destacou qual é a grande preocupação e tendência do futuro. “Olhar para as circularidades dos produtos, refletindo e observando os impactos sociais, é ver o que o consumidor faz quando acaba a vida útil do produto. E isso é uma grande mudança na cadeia de valor’’, explicou.
O encontro também contou com um momento de “breakout rooms”, no qual os participantes foram divididos em salas, com líderes e pautas específicas definidas sobre o universo do assunto tratado. Um dos pontos abordados foi referente sobre quais devem ser as contribuições regulatórias das empresas. No debate, surgiram várias indicações e reflexões, como, por exemplo, a regulamentação dos créditos de carbono, para compensar e incentivar os esforços das empresas, a educação, no sentido de conscientização e as ações colaborativas entre empresas.
Para finalizar com chave de ouro, Javier Constante trouxe uma reflexão sobre a relação entre o processo de medição e os resultados da empresa. “É preciso medir para capitalizar e ter resultados. Medir o nível de interação dos colaboradores, as ações realizadas, entre outros, é fundamental’’, apontou.