Na manhã do dia 07 de julho, mais de 160 executivos do setor varejista participaram de uma reunião de trabalho do WTC Business Club com o objetivo de discutir o futuro do varejo. O painel de conteúdo contou com Luiz Antunes (Diretor de Consultoria e Soluções na Zendesk), Marcelo Tripoli (Vice Presidente Digital na McKinsey&Company), Pedro Siqueira (Diretor Executivo da Riachuelo), Gabriel Domingos (Diretor de Marketing e Produto na Vivo) e foi mediado por Alexandre Palmieri, (Vice Presidente de Marketing do WTC Business Club).
Que a covid-19 acelerou o processo de digitalização não é novidade, mas como utilizar desse momento para transformar? Como identificar a melhor maneira de conectar com o cliente? No varejo, onde a interação pessoal é muitas vezes essencial, o desafio de sair da abordagem física e ir para a digital exige um estudo de dados detalhado da base de clientes, para criar um planejamento estratégico eficiente.
Um quiz respondido pelos participantes deixou claro que o digital, independente do setor, área de atuação ou tamanho da empresa, gerou impactos e mudança no comportamento dos consumidores que irão perpetuar para além da crise.
Marcelo Tripoli trouxe para a discussão uma visão de futuro de mercado, apresentando um estudo realizado pela McKinsey & Company que indica quatro novos mindsets dos consumidores brasileiros. As pessoas estão questionando o consumo, e mudando seus hábitos e prioridades, fazendo com que customer experience se torne um diferencial ainda mais relevante.
Nesse contexto, Pedro Siqueira dividiu as soluções realizadas pela Riachuelo e contou quais foram as mudanças impactaram a operação positivamente. O grupo hoje possui 323 lojas presente em todos os estados brasileiros e emprega mais de 40.000 colaboradores.
Dando continuidade, Gabriel Domingos contou qual tem sido o papel da Vivo nesse contexto onde a busca pela digitalização é o grande foco, e como os novos hábitos impactaram nas demandas dos produtos oferecidos pela empresa.
Para finalizar, Luiz Antunes mostrou como a iniciativa de digitalização pode suportar esse processo de ressignificação das lojas e dos novos hábitos. O debate entre os executivos mostrou que o futuro do varejo será muito mais embasado em tecnologia do que o varejo atual, além profundamente integrado.