Saiba como fazer uma boa gestão de conflitos e como selar acordos lidando com as adversidades no ambiente empresarial
Desenvolver um processo de negociação dentro das empresas nem sempre acontece de forma tranquila e harmônica. Muitas vezes, essas etapas são desgastantes tanto para o mediador, quanto para quem deseja fechar o acordo. No dia 19 de novembro, o presidente do Instituto de Mediação, Conciliação e Arbitragem Trabalhista e Empresarial (IMCATE), Murilo Furtado, e a desembargadora do TJSP, Maria Christina Zucci, participaram do webinar “Gestão de conflitos: a obtenção de acordos como fator crítico de sucesso no ambiente empresarial”, dando dicas de como fazer uma boa gestão e como lidar com esses obstáculos.
Para orientar os executivos e empresários a desenvolverem os processos de negociação sem trazer consequências desgastantes e conflitantes, a desembargadora do TJSP, Maria Christina Zucci, afirma que o primeiro passo é manter a tranquilidade para lidar com as situações, sempre lembrando das leis trabalhistas que devem ser cumpridas, obrigatoriamente. “Os conflitos possuem um gene transformador e fazem parte da dinâmica normal e contínua dos relacionamentos humanos. O aprimoramento dessas relações que vai fazer a diferença. No entanto, tudo dependerá, em boa parte, da forma de enfrentamento e gestão das controvérsias e desafios a elas inerentes”, relatou.
Zucci afirmou que com o contexto das crises sanitária, econômica e social desencadeadas pela Covid-19, foram provocados diversos problemas e conflitos no ambientes corporativos. “Quando o caso vai para a Justiça do Trabalho, utilizamos um dos preceitos básicos da moderna teoria do conflito: a visão de adversidades, embates, disputas como propulsores de aperfeiçoamento. Se essas circunstâncias são por vezes inevitáveis na convivência, o foco deve se voltar à maneira de geri-las e ao aproveitamento máximo da aprendizagem que esses conflitos causaram”, completou.
O presidente do Instituto de Mediação, Conciliação e Arbitragem Trabalhista e Empresarial (IMCATE), Murilo Furtado, pontuou a importância de estudar e refletir sobre os aprendizados que essas situações proporcionam, no intuito de tentar evitar conflitos e, caso aconteça, para aperfeiçoar a maneira de conduzir a adversidade. “Planejar, organizar, dirigir e controlar são estratégias fundamentais para ao lidar com adversidades e conflitos. E toda situação sempre gera um novo aprendizado. Sendo assim, é importante que os gestores que estiverem à frente dos problemas façam uma análise da condução e da resolução”, finalizou.