Em encontro online do WTC São Paulo Business Club, executivos falaram sobre a importância da utilização de números no time de marketing
Para Conrado, as tecnologias em união com o matemarketing contribuem para a identificação de padrões comportamentais dos consumidores e a realização de análises que apontam tendências e garantem correções pontuais das campanhas ainda em curso. “Nesse recurso, as ações serão mais personalizadas de acordo com as características do comprador ideal e, portanto, trarão melhores resultados em diferentes etapas. Ao avaliar estatisticamente os dados de compra, histórico de interações, necessidades e desejos dos clientes, é possível identificar um comprador muito mais fiel à realidade, fazendo com que suas contribuições
para a personalização dos serviços e mensagens sejam muito mais eficientes.”, explicou o global VP de branding e creative da Gympass.
O diretor de marketing das Américas da Siemens ressalta a importância de acompanhar os resultados das performances de estratégias de marketing. “O recurso de matemarketing garante que as estratégias sejam personalizadas, mas também apoia no acompanhamento dos resultados e reações em tempo real. Se ajustes forem necessários, seus indicadores de desempenho apontarão quais elementos devem ser melhorados para o sucesso das campanhas. Essa ferramenta é essencial e indispensável para alcançar os objetivos de se tornar grande no mercado”, afirma Alysson Chiarini.
O diretor também pontuou a utilização de dados e informações direcionadas nesses processos: “Essa metodologia pode ser aplicada para diferentes canais e estratégias, mas seu funcionamento será similar para a maioria delas. Além de dados de sistemas de gestão de clientes e outros já armazenados, é necessário captar informações que ajudem no direcionamento das ações de marketing específicas”, completou Chiarini.