WTC Business Club
  • Associados WTC

WTC Business Club

  • Home
  • Sobre o WTC
    • WTC em São Paulo
    • WTC no Mundo
  • WTC SP Business Club
    • Quem Somos
    • Grupos de Trabalho
    • Soluções
    • Clientes
    • Diretoria
  • WTC ON
  • WTC SkyBridge
  • Negócios Internacionais
  • WTC News
  • Startwp
  • Contato

WTC News

WTC Club
domingo, 25 outubro 2020 / Publicado em Encontros Realizados

LGPD: o que é a nova lei brasileira de proteção de dados e como ela pode impactar nas empresas

Encontro da última quinta-feira, dia 24 de setembro, analisou as mudanças impostas pela nova lei

O debate do dia 24 de setembro falou sobre as obrigações imediatas e a importância da tecnologia no processo de adaptação com as mudanças impostas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O encontro contou com a presença do presidente da Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico, Leonardo Palhares, do head de governança, Carlos Lima e do superintendente jurídico, compliance e DPO da OdontoPrev, André França.

Os diretores orientaram os empresários sobre a nova lei, que foi votada no dia 26 de agosto deste ano. Cerca de 64% das empresas ainda não atenderam às exigências, pois não sabem por onde começar. A LGPD vai mudar a forma de funcionamento e operação das organizações ao estabelecer regras claras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo um padrão mais elevado de proteção e penalidades significativas para o não cumprimento da norma.

A lei entende por “dados pessoais” qualquer informação relacionada à pessoa natural identificada ou identificável, e por “tratamento de dados” toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem à coleta, classificação, utilização, acesso, reprodução, processamento, armazenamento, eliminação, controle da informação, entre outros.

O presidente da Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico, Leonardo Palhares, acredita que a lei vai impactar no desenvolvimento de marketing das empresas. “A tendência é que as empresas busquem utilizar métodos mais naturais para alcançar pessoas. Isso não significa que os profissionais de marketing vão parar de trabalhar com os dados, mas as empresas terão que ficar mais inteligentes e mais específicas para gerar os Leads”, afirmou Leonardo.

Apesar das grandes mudanças impostas pela lei, a nova dinâmica de regulamentação pode ser positiva para as empresas e para os profissionais de marketing. O head de governança da Tenbu, Carlos Lima, acredita que é uma oportunidade para o profissional de marketing se tornar mais estratégico, para repensar e evoluir suas táticas e, com isso, gerar valor para o cliente através do reconhecimento de suas preferências e de interações transparentes.

Para ajudar as empresas a se adaptarem às mudanças da LGPD, o superintendente jurídico, compliance e DPO da OdontoPrev, André França, afirmou que é possível integrar as equipes de setores jurídico e de tecnologia da informação para facilitar o processo. “O setor jurídico poderá ser muito útil no processo de adequação às novas exigências. Os especialistas na área vão orientar o pessoal de TI para que façam os procedimentos técnicos de maneira adequada, conforme está detalhado na nova MP. Diante de tantas imposições legais, a equipe de TI precisará compreender os dispositivos normativos para instalar, revisar ou aprimorar os sistemas dos bancos de dados. A equipe jurídica poderá contribuir elaborando relatórios e apontando os requisitos obrigatórios”, declarou André França.

Você pode ler também

Em apresentação a executivos, ministro Marcos Pontes destaca ações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações aliadas ao investimento em educação e novos projetos do setor 4.0
WTC São Paulo realiza primeiro encontro presencial após flexibilização da pandemia; seguindo todos os protocolos de segurança da OMS
Pandemia Covid-19: Uma batalha de 100 dias

Categorias

  • Artigos
  • Encontros Realizados
  • Novidades WTC
  • Oportunidades
  • Vídeos

Publicações Recentes

  • Pandemia acelera investimentos em tecnologia no setor de eventos empresariais

    O setor de eventos empresariais está buscando n...
  • Ambiente de trabalho com diversidade e inclusão aumenta a produtividade dos colaboradores

    Executivo destaca a importância da representati...
  • A importância de proporcionar um ambiente de trabalho seguro e ético para os colaboradores

    * Frank Smith – Diretor Executivo da Otis...
  • Digitalização de Negócios B2B: a ferramenta ideal para as empresas

    Em debate realizado pelo WTC São Business Club,...
  • Diversidade na prática: estratégias, bastidores e mindsets sobre a inclusão social nas empresas

    Comitê dos CHROs do WTC São Paulo Business Club...

Seja um Associado

Quais os principais desafios para seus negócios?

    Áreas de Interesse







    QUERO ME ASSOCIARQUERO ASSOCIAR MINHA EMPRESA

    Assine nossa Newsletter

    Fique por dentro de todas as novidades e oportunidades geradas neste Ambiente Positivo de Negócios.
    Cadastre-se através de nosso formulário para receber nossa News Mensal.



      World Trade Center São Paulo | Business Club

      © 2020. WTC Business Club | World Trade Center São Paulo
      Av. Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 15º Andar
      CEP: 04578-000 - São Paulo – SP
      +55 (11) 3043-7018

      • Home
      • Sobre o WTC
        • WTC em São Paulo
        • WTC no Mundo
      • WTC SP Business Club
        • Quem Somos
        • Grupos de Trabalho
        • Soluções
        • Clientes
        • Diretoria
      • WTC ON
      • WTC SkyBridge
      • Negócios Internacionais
      • WTC News
      • Startwp
      • Contato
      • Desenvolvido por: Amaze Studio
      _
      • Login
      • Sign Up
      Forgot Password?
      Lost your password? Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.