WTC São Paulo Business Club promoveu um encontro online que debateu sobre a cultura da inovação nas corporações e os principais métodos para implementação das estratégias
Para falar sobre os modelos conceituais de inovação nas corporações, o WTC São Paulo Business Club promoveu no dia 10 de dezembro, o webinar “Modelos de Inovação Aberta para Corporações”. O encontro online contou com a presença do Head de Inovação da Alvarez & Marsal, Luis Camisasca, que contribuiu na mediação dos painéis.
A reunião apresentou cases de grandes empresas, demonstrando os benefícios da cultura de inovação na prática, com a participação do CEO da Cykio, Pompéu Scola, do CEO Daniel Alves, e do sócio da Darwin Startups, Otávio Picasky. Os especialistas falaram sobre os “Labs de Inovação” (Laboratórios de Inovação Corporativa), e afirmaram que a criação desses laboratórios é a melhor estratégia para trazer uma nova perspectiva -alinhada à nova era digital para dentro das corporações. “Diversas empresas do Brasil e do mundo estão investindo em práticas de inovação aberta e a criação dos Labs é um dos principais métodos adotados para alcançar total sucesso nas inovações”, afirmou o CEO Daniel Alves, da Mood8.
O CEO da Cykio, Pompéu Scola, aproveitou a oportunidade para falar sobre outra característica marcante dos Labs: o intenso relacionamento com o ecossistema de inovação, em especial com as startups. “A criação de laboratórios de inovação é considerada a quarta onda da inovação, que leva as companhias a trabalharem em parceria com startups, objetivando melhorar sua performance, utilizando tecnologia para alavancar seu potencial ou criar novos produtos e serviços inovadores”, afirmou Scola.
Segundo o sócio da Darwin Startups, Otávio Picasky, as empresas mais tradicionais são as que mais sentem dificuldade ao tentar implementar a cultura de inovação. Picasky acredita que apostar nos laboratórios de inovação é a peça-chave principalmente para essas empresas, pois facilita os processos de inovações. O Head de Inovação da Alvarez & Marsal, Luis Camisasca, falou sobre os benefícios de construir e implementar a cultura de inovação nas corporações. “Quem deseja colocar a cultura de inovação como um dos pilares de sua empresa, precisa entender que é focado na mudança do mindset de toda a estrutura da empresa, em especial na forma como as lideranças estimulam e conduzem o processo de inovação. Em paralelo são implementadas metodologias ágeis, experimentação de ideias e tecnologias, cultura do erro, entendendo as falhas como um processo de aprendizado, e as tomadas de decisões baseadas em dados”, finalizou Luis.