Comitê de Mulheres Executivas fala sobre a relevância do ESG para sobrevivência dos negócios
Não estranhe quando, em breve, você encontrar no teste de adequação ao seu perfil de investidor uma pergunta sobre se está disposto a investir em fundos sustentáveis. É que a tendência do momento é o ESG: “Environment, Social and Governance”, em português, “Meio ambiente, social e gestão empresarial”. No último Comitê de Mulheres Executivas, que aconteceu no dia 28 de outubro, líderes e gestoras debateram sobre as métricas e processos cada vez mais relevantes aos negócios, relacionando o ESG.
O encontro on-line teve a presença da environmental, CSR e energy transition manager da Engie, Flávia Teixeira, e da executiva de ética, governança corporativa compliance e presidente do WTC Comitê Corporate Governance Legal & Tax, Vivian Kurtz.
Para Flávia Teixeira, as métricas e processos de investimento em sustentabilidade têm impacto direto no âmbito financeiro das empresas, visto que o mundo atual se preocupa com o meio ambiente. “As empresas que não adquirem sustentabilidade como uma política e um valor, ficarão para trás. Além de perderem credibilidade, vão decair no mercado financeiro. O mundo atual se preocupa com esse valor, se preocupa com o meio ambiente. Já existem diversas ações e causas corporativas que defendem a sustentabilidade”, afirmou a environmental, CSR e energy transition manager da Engie.
Além do meio ambiente, a executiva de ética, governança corporativa compliance e presidente do WTC Comitê Corporate Governance Legal & TaxVivian Kurtz ressaltou a importância dos outros dois pilares do ESG, voltados para ações sociais e gestões governamentais: “Para fazer bons investimentos, com bons retornos, é necessário focar nas três letras da sigla. É um grande diferencial para destacar sua empresa. Fundos socialmente responsáveis, de impacto e éticos podem fazer parte da oferta deste novo mundo. É com responsabilidade de manter uma cultura de conformidade e ética que sua empresa vai se destacar e ter o melhor desempenho financeiro”, declarou.