As equipes globais de engenharia, design e fabricação do setor automotivo estão constantemente se esforçando para melhorar a experiência dos usuários em todos os sentidos, mas principalmente da cabine de comando, tornando o carro um dispositivo intuitivo, interativo e conectado sobre rodas. Isso significa fornecer aos motoristas e passageiros a mesma tecnologia que eles estão acostumados a usar em seus smartphones e tablets com tela sensível ao toque, ao mesmo tempo que estabelece parâmetros seguros para os motoristas navegar nas telas sem distração excessiva, porém, em seus carros, proporcionando maior comodidade e praticidade. Na Visteon, criar novas soluções de ponta para os automóveis é a prioridade. Essas novas tecnologias estão transformando funções desejáveis em realidade, com usuários cada vez mais capazes de “falar” com seus veículos e deixar os botões “apertarem” eles mesmos, de acordo com o General Manager da Visteon, Roberto Picchi.
O desafio da empresa é contribuir para este ambiente orgânico e em evolução e tornar a direção mais envolvente e empolgante, fornecendo a plataforma para que cada
jornada seja divertida, conveniente e segura. “Acreditamos que um sistema de infoentretenimento de alto desempenho tem o potencial de cumprir nossa visão de direção conectada. Atualmente, a maioria dos sistemas de infotainment veicular (IVI) tem uma variedade limitada de aplicativos que podem ser trazidos de um telefone – com usabilidade restrita por telas pequenas, funcionalidades desativadas e dimensionamento deficiente da projeção da tela, contribuindo para uma experiência do usuário limitada”, declarou Roberto Picchi.
No entanto, ainda de acordo com o General Manager, os smartphones não são adversários dos sistemas IVI. “Nós os vemos como ativos valiosos que formam a base de plataformas funcionais, capazes e de alto desempenho que aumentam o tempo que passamos em nossos veículos. Estamos levando o que os desenvolvedores de smartphones alcançaram para o próximo nível para o setor automotivo, aumentando a conveniência e o nível de escolha que os smartphones adicionam à experiência de direção e minimizando os riscos que trazem aos cenários de direção do dia a dia”, afirma.
Entre uma multidão de competidores correndo para entregar a solução inteligente definitiva para a indústria, o Android emergiu e conquistou terreno no setor automotivo. Agora equipado com a plataforma de infoentretenimento capaz, personalizável e eficiente da Visteon, os sistemas Android possuem versatilidade e flexibilidade aprimoradas, que são altamente capacitados para atender às necessidades de uma ampla gama de requisitos no carro. O sistema de infoentretenimento baseado na plataforma Android da Visteon lançado com a Volkswagen Brasil opera na versão mais recente do sistema operacional Android, carrega uma enorme coleção de aplicativos para download e assistente de voz no carro e pode ser estendido a qualquer tamanho de tela e complexidade do cockpit.
O sistema carrega uma ampla variedade de nossos aplicativos favoritos, incluindo Spotify e Waze. A seleção também atende às preferências regionais, com aplicativos baseados no Brasil disponíveis para consumidores locais. Quando lançado em
regiões globais, os consumidores poderão baixar uma seleção diferente e personalizada de aplicativos de sua plataforma local.
Quando se trata de sistemas IVI contemporâneos, a Visteon não se limita a adicionar aplicativos Android à plataforma. A empresa dimensiona e adapta aplicativos Android padrão para uso em veículos. Otimizando a interface para cada aplicativo para evitar escala distorcida ou visuais de baixa resolução, a Visteon permite que a maioria das funcionalidades sejam acessadas através de teclas virtuais e botões do volante. Isso ajuda os usuários a interagir com mais segurança com os aplicativos, mantendo os olhos na estrada.
Além disso, o sistema de infoentretenimento oferece uma experiência verdadeiramente envolvente e uma interface atraente semelhante aos mais recentes smartphones Android. “Nosso novo sistema de infoentretenimento oferece suporte à personalização completa com desenvolvimento de software limitado – totalmente escalonável, desde informações de áudio de nível básico até o controlador de domínio de cockpit com vários monitores mais avançados. Os clientes têm a capacidade de manter a aparência do sistema consistente em diferentes modelos, mas ainda os diferencia uns dos outros simplesmente alterando as fontes, dimensionando as dimensões e ajustando as cores da IU. Um chipset oferece variações ilimitadas. O objetivo é tornar a experiência de personalização aos consumidores inesquecível, que podem definir suas próprias skins e adotar suas próprias preferências no carro por meio de outros recursos personalizáveis. Mesmo se um veículo tiver vários perfis, o sistema pode armazenar e alternar para telas diferentes para atender a qualquer usuário específico que ocupar o assento do motorista”, diz Picchi.
Acesse o site https://www.visteon.com/ para mais informações sobre as novas tendências tecnológicas do setor automotivo.