Encontro promovido pelo WTC SP Business Club falou sobre a importância da cultura da sustentabilidade dentro das organizações
A cultura da sustentabilidade é considerada um diferencial estratégico para o crescimento das organizações. O grande desafio encontrado pelos líderes é a melhor maneira de aplicar esse valor no dia a dia das empresas. No dia 26 de março, o Comitê Business Transformation do WTC São Paulo Business Club promoveu um evento online que contou com a presença de diversos líderes e executivos especialistas no assunto.
Além da presença do líder do comitê Felipe Meldonian, a VP corporate affairs da Ambev, Carla Crippa, também participou do fórum. Os painelistas pontuaram as tendências e tecnologias de práticas sustentáveis, economia circular e a ampliação do potencial de crescimento das empresas.
A discussão do tema vem tentando espaço dentro das empresas há muitos anos, porém apenas nos últimos anos, esse debate começou a ser absorvido pelo mercado e compreenderam a importância de adotar práticas sustentáveis em todos os processos que envolvem os negócios, tanto na produção, quanto internamente. “Os micros e pequenos empresários devem olhar a sustentabilidade com um olhar estratégico, pois o modelo da atividade econômica baseado na produção e consumo está em transição e a absorção da sustentabilidade pelo mercado ocasiona a disseminação da chamada “Economia Verde”, que é a minimização dos impactos gerados no meio ambiente provenientes das atividades econômicas”, afirma a VP corporate affairs da Ambev.
As mudanças ocasionadas por ações sustentáveis nas organizações são refletidas tanto no ambiente interno, quanto no externo, diz Carla Crippa. “Inicialmente, no ambiente interno ocorre a redução de custos e riscos. Já no futuro, acontece a inovação e o reposicionamento. Para conseguir os resultados é necessário participação, empenho e dedicação da governança e colaboradores da empresa. E para inserir a sustentabilidade no dia a dia dos negócios é preciso, em primeiro lugar, deixar de lado a ideia que sustentabilidade “custa caro” e, em segundo lugar, analisar os conceitos de sustentabilidade e ver os que se encaixam com a realidade e o negócio da sua empresa”, completou Crippa.