Comitê dos CHROs do WTC São Paulo Business Club debate o tema
O WTC São Paulo Business Club realizou nesta quinta-feira, 20 de maio, um encontro on-line do Comitê dos CHROs. A dinâmica contou com a participação da Talent Management, Change Management, Inclusion & Diversity Director da Bayer, Flavia Ramos, da Insurance Partner and Head of Human Capital da KPMG, Luciene Magalhães, e da Superintendente de Pessoas do Itaú, Raquel Brandão.
As líderes apresentaram cases e experiências de suas empresas em relação ao tema diversidade, destacando a importância de ações íntegras, genuínas e conectadas entre todas as áreas para que o assunto seja aprendido e apoiado, além de pautar estratégias e ações da própria empresa. ‘’Quando a empresa começou a se orientar para questões sociais, entrelaçamos o contato com inclusão e diversidade para aprender, apoiar e fazer o nosso papel. Atualmente esses assuntos fazem parte de todas as nossas ações e estratégias. Por exemplo, criamos um programa de trainee 100% para negros. Isso desmistifica muita coisa, como a questão das cotas”, explicou Flavia Ramos.
Também foi reforçado pelas líderes que é necessário ir além dos programas de recrutamento, contribuindo e acompanhando o crescimento e a evolução desses profissionais nas empresas. “O grande desafio da empresa é fazer esses profissionais evoluírem e crescerem internamente. É importante que façamos parte dessa trajetória, não é apenas recrutando essa pessoa que estamos colaborando com a inclusão e diversidade’’, destacou Raquel Brandão.
A dinâmica contou também com um momento de “breakout rooms”, no qual as líderes e os membros do Comitê de CHROs foram divididos em salas para contar experiências e cases de suas empresas. Dentre os assuntos, foi destacada a importância de ter empenho e dedicação, promovendo uma estrutura adequada para trabalhar o tema e o empoderamento desses profissionais. “Não tem apenas um caminho para a diversidade, existem vários. Precisamos fazer uma construção social igualitária e justa e o processo precisa ser genuíno. Não estamos falando de problemas, mas sim de desafios’’, destacou um dos grupos.