Estratégias de desenvolvimento dos negócios está diretamente ligada à tecnologia, afirma Antônio Santos, diretor de marketing da Localiza
As transformações comportamentais de usuários e das corporações estão sendo temas de debates desde a realidade do novo cenário, imposto pelas mudanças bruscas no ano de 2020, devido ao caos na saúde. O diretor de marketing da Localiza, Antônio Santos, participou de um encontro online promovido pelo WTC São Paulo Business Club, em parceria com Ronaldo Martins&Advogados, que falou sobre o crescimento das empresas e aperfeiçoamento das estratégias para alcançar melhores resultados.
Para Antônio, desenvolver o pensamento estratégico com foco na inovação e no novo modelo de negócio é o grande segredo, sendo um fator diferencial para colocar em prática as estratégias da melhor forma, colocando seu negócio no topo. “No setor de transportes, que é a área da Localiza, foi perceptível a mudança no comportamento das pessoas. Já estávamos reparando que a população vinha alterando seu perfil para se locomover, mas na pandemia, essas transformações aconteceram ainda mais rápidas. As pessoas têm buscado meios de transporte individuais, como o carro. Só que, gradualmente, elas vão perceber os custos de manutenção desse carro e que, talvez, o investimento não seja tão vantajoso. As reflexões sobre as opções de transporte e as reais necessidades vieram para ficar. Com isso, nós precisamos mudar as estratégias de vendas, de divulgação e até mesmo estratégias internas, com nossos times e equipes. É necessário estar com o olhar sempre voltado para fora”, afirmou o diretor de marketing da Localiza.
Outro ponto importante que o diretor levantou foi a importância das empresas estarem aliadas à tecnologia, visto que as transformações podem acontecer a todo instante e, atualmente, estarão sempre ligadas aos novos modelos digitais. “Na localiza, por
exemplo, nós nos preocupamos muito em aliar estratégias e mudanças com a tecnologia. Proporcionamos um serviço de conforto para clientes que desejam alugar carros, através do APP e sites, fazendo com que a pessoa reserve um carro de casa, sem precisar ir presencialmente às lojas”, contou Antônio Santos.
Aliar às estratégias ao conforto, agilidade, tecnologia é importante, mas o diretor ressalta que também é necessário buscar temas atuais. “Nós criamos campanhas que incentivam o turismo, tudo através de plataformas online mesmo. Nossos clientes e até funcionários conseguem assistir os conteúdos de casa, que fazem com que eles sintam vontade de viajar, de alugar um carro no seu destino de escolha. Essas estratégias e pensamentos precisam ser muito bem mapeadas”, finalizou.