WTC São Paulo debateu sobre as mudanças relacionadas à cultura de dados e novas adaptações, como a LGPD
A implementação da cultura de dados se tornou uma tendência dentro das corporações nos últimos meses. Em parceria com a Cloudera, o WTC São Paulo Business Club promoveu o webinar “Data experience: como implantar uma estratégia de crescimento orientada pela cultura de dados”, no dia 18 de novembro.
O evento online contou com a participação de grandes nomes e empresas reconhecidas no mercado, como o solutions engineer da Cloudera, Thiago Santiago, o director Brazil and projects & development da Reed Exhibitions, Carlos Abreu, e o entrepreneurship & digital director da Eurofarma, Helton Carvalho.
O debate falou sobre como gestores, líderes e executivos devem tomar decisões para que seus negócios realmente se apliquem ao contexto e a realidade das empresas, visando a cultura de dados. O solutions engineer da Cloudera, Thiago Santiago, apresentou os erros que as empresas cometem ao fazer seu planejamento estratégico. “Diversas empresas e corporações fazem um excelente planejamento estratégico, mas não conseguem implementar, ou iniciam uma grande mudança que, no final, não obtém o sucesso esperado ou demora muito para ser finalizada. Todas essas falhas ao praticar as estratégias estão na cultura empresarial. Não dá para pontuar apenas uma maneira de conquistar êxito nessas ações, são uma série de estratégias e fatores que estão juntos, interligados”, explicou.
O director Brazil and projects & development da Reed Exhibitions, Carlos Abreu, citou alguns itens imprescindíveis: “Ter um propósito claro da razão pela qual a empresa existe, saber qual é a diferença que a empresa faz ou fará para a comunidade, meio ambiente e economia é o primeiro passo. Além disso, priorizar as iniciativas que auxiliarão no alcance dos objetivos estratégicos de forma cirúrgica, incluindo as lacunas da cultura atual, avaliando quais são os comportamentos prioritários que a empresa precisará mudar para melhoria do desempenho, são medidas infalíveis nesses processos”.
Já Helton Carvalho disse que todas partes que envolvem a cultura da empresa, como por exemplo rituais de reuniões, forma como as reuniões são conduzidas e até mesmo o ambiente da empresa, impactam na mudança de comportamento das pessoas e nos resultados finais da empresa. “Mudanças de atribuições e cargos também podem gerar uma nova experiência de forma mais coerente com o talento para obter a performance desejada. É importante ressaltarmos também a importância do feedback nas culturas alta performance, visto que é necessário entender e ter ciência de tudo o que acontece na empresa, tanto internamente, quanto externamente. O papel da liderança também faz a diferença, pois desenvolve novas formas de gestão, responsabilidades e atividades na cultura empresarial”, pontuou o entrepreneurship & digital director da Eurofarma.