*Fábio Lima Nascimento – Diretor Financeiro da Gavilon Group
O nome CFO vem do inglês “Chief Financial Officer”, traduzido em português como “Diretor Financeiro”, e a função tem se atualizado constantemente nas empresas para acompanhar as mudanças do mercado. As novas responsabilidades designadas a esses profissionais se relacionam à parte estratégica do negócio, que fazem deles catalisadores de inovação e mudança nas empresas.
O líder de finanças agora não cuida apenas dos custos e da situação financeira atual e passada da empresa, mas tem funções estratégicas importantes na área financeira, focando na permanência da empresa no longo prazo. Um diretor financeiro é responsável por gerenciar as operações financeiras de uma empresa e as atividades que permeiam a área. Sua função é otimizar o fluxo de caixa, analisar dados como desempenho financeiro, fazer orçamentos, monitorar gastos e custos e avaliar riscos e oportunidades.
Para ser um CFO de sucesso, é preciso ter, além de uma grande bagagem e experiência profissional, uma boa formação, uma equipe motivada e saber participar do dia a dia do seu time. Estar sempre à frente dos negócios da empresa também é um segredo para alcançar sucesso. O CFO precisa participar ativamente das decisões da empresa e na formulação de todos os planejamentos, para avaliar como a operação traz retorno financeiro para a empresa e para os acionistas.
O CFO tem a função primordial de manter a empresa saudável, verificando constantemente as oportunidades e falhas da gestão financeira para apresentar ao conselho de administração, ao fundo investidor e à presidência. E essa função está diretamente relacionada e entrelaçada ao planejamento estratégico, fazendo com que essa seja mais uma das suas responsabilidades. Sendo assim, o diretor financeiro é a pessoa que controla passado, presente e futuro financeiro da empresa.
Habilidades para ser um bom CFO
As habilidades necessárias para cumprir com êxito esse papel, são: ter uma visão ampla da organização, conhecimento em investimentos e negócios, como fusões e aquisições; ser um líder que consiga administrar uma equipe voltada para o sucesso; estar sempre atualizado e atento às inovações do mercado; e garantir que o orçamento esteja alinhado ao planejamento estratégico e financeiro.
Para trazer inovação, o primeiro passo que um Diretor Financeiro deve tomar é desenvolver sua liderança. Fazer com que sua equipe confie em você e esteja aberta a novas ideias é essencial para desenvolver bons projetos. Além disso, o CFO precisa ter como rotina a análise do mercado, projetando resultados econômicos a longo prazo. Ele precisa refletir, planejar, projetar e mensurar processos constantemente para otimizá-los. Somente assim o planejamento estratégico poderá sair do papel e trazer resultados positivos para a empresa.
O crescimento das organizações está diretamente relacionado aos fatores externos do mercado em que elas se inserem, e eles incluem as transformações digitais, as tecnologias que impactam os resultados e práticas, além de modelos e tendências que surgem para facilitar e otimizar o trabalho dos diretores financeiros.
Por isso, conhecer o mercado, explorar suas novas oportunidades e se prevenir de potenciais riscos antes dos concorrentes é um papel estratégico para alcançar o sucesso como um CFO, olhando não apenas para o passado, mas planejando o futuro de forma consciente e estratégica, visando sua permanência a longo prazo.