Como a contabilidade pode te ajudar nos desafios atuais e futuro?


Postado em 13 de maio de 2020

Por Fábio Okamoto, CEO da Flexcont Assessoria Contábil e Tributária

Vivemos um momento somente comparável as grandes guerras mundiais, com certeza você viu a importância da sua contabilidade nestes tempos difíceis. Tanto no fornecimento de informações para obtenção de linhas de crédito e empréstimos bancários, quanto para acesso ao Acordo do Benefício Emergencial do Governo, sua contabilidade está tendo ação decisiva em tudo isto.
Importante notar agora o quadro que se desenha em nossa economia para um futuro próximo, no caso específico da economia brasileira, já combalida mesmo antes da pandemia atual. Projeções indicam que o estouro do orçamento este ano esteja previsto em R$ 600 bi (matéria do Jornal Estado de São Paulo de 29/04/2020). Antes da pandemia, o governo tentava manter este estouro em R$ 100 bi neste ano. Trata-se de um valor que teremos que pagar, de uma forma ou de outra. Mas vamos adicionar mais alguns pontos a isto:
• Em razão da pandemia, não há previsão concreta de como a economia vá se comportar. As previsões mais pessimistas, mas talvez realistas, falam em uma grande depressão econômica.
• Estamos vendo muito poucas ações de corte de gastos com a máquina pública.
Dá a impressão que tudo continuará como antes, ou seja, o governo tentando empurrar a conta para iniciativa privada pagar. Mas agora há um novo elemento a ser considerado.
No caso de depressão econômica, quanto mais aumento de impostos o governo tente implementar, pior será a crise econômica.
O mais provável que aconteça será um maior endividamento do Tesouro Nacional, com a liberação de mais benefícios para que as empresas possam sobreviver.
No melhor dos mundos, o governo passaria por um sério processo de austeridade fiscal e privatizações que o ajudaria a equilibrar suas contas mesmo fornecendo ajuda as empresas que necessitarem. Mas historicamente este não é o caminho tomado com seriedade no Brasil.
Independente de qual atitude o governo tome agora em meio a crise, ou no futuro, uma dica de ouro é que você esteja próximo de sua contabilidade e se puder de um bom advogado tributário também. Não que seja mais importante que suas estratégias e reinvenção para se manter de pé, mas não ignore a importância destes profissionais para dar base em suas decisões.
A sobrevivência futura de empresas dependerá da capacidade inovadora de suas equipes, mas também de sua capacidade de controle contábil e do melhor planejamento tributário possível.