Panorama do Mercado com Coronavírus by BHC Sistemas de Segurança Eletrônica


Postado em 7 de abril de 2020

A BHC Sistemas de Segurança Eletrônica, cliente do WTC São Paulo Business Club, representada pelo seu CEO, Adalberto Bem Haja, realizou um resumo, separada por tópicos, sobre o Panorama do Mercado com Coronavírus, na qual compartilhamos na íntegra:

“Precisamos nos conscientizar que estamos vivendo em uma crise sem precedentes. Fomos todos surpreendidos! Não existia protocolos ou planos A, B, C ou até Z prontos para um momento como esse. Isso colocado e entendido, não podemos lamentar, temos que tomar de lição e nos preparar para novas crises que surgirem nos próximos tempos.
Para conseguirmos olhar para frente, precisamos analisar o presente e o panorama atual do mercado, e isso nos traz boas reflexões:

O digital está salvando o real
Nunca tivemos um volume tão grande de produção e consumo de conteúdo digital. Independente das áreas de atuação, todos nós precisamos entrar nessa onda de modelo de negócio. É preciso fazer os ajustes necessários em nossas mentes, estruturar empresas e times, para modelarmos nossos negócios para o digital.

Aprendizado
Todos nós, ao menos uma vez, disparamos a desculpa de não conseguir parar para se dedicar a algum aprendizado, mesmo sabendo que esse aprendizado nos melhoraria em algo importante. Pois bem, se nós não conseguíamos parar, o mundo parou, e nos obrigou a parar junto. Agora é a hora de buscar aprender sobre nossos mercados, clientes, ecossistemas, leis, pessoas, tecnologias e etc.
Ponto importante, quando for estudar algo, faça de verdade. Saiba que seu tempo é seu maior ativo, valorize o tempo investido no que for estudar. A bola está conosco – com você, cabe a nós aproveitarmos essa oportunidade única para buscarmos aprender o máximo de coisas possíveis e relevantes.

Parcerias
Em épocas de dificuldades como a que estamos vivendo, o sentimento de solidariedade fica mais aflorado. Trazer esse sentimento para os negócios pode ser um grande diferencial. Que tal derrubar barreiras que nos impedem de começar ou melhorar relacionamentos com nossos concorrentes? O momento é ótimo para fomentarmos inúmeras parcerias dentro dos nossos seguimentos. Enquanto você pode estar com mão de obra ociosa, seu concorrente poderá estar precisando da mesma mão de obra.
Certamente tem concorrente seu, direta ou indiretamente, com estoque parado de equipamentos semelhantes ao que você está com dificuldade de comprar no mercado normal, seja por seu fornecedor estar fechado, seja por você estar com o fluxo de caixa prejudicado. Porque não compartilhar esse estoque e todos serem beneficiados?
Esses são pequenos exemplos que são totalmente possíveis e serem praticados. Temos ainda a oportunidade de quando a economia retornar a girar, certamente teremos construídos grandes laços de amizade e parcerias, que poderá fazer levarmos nossos negócios a outros patamares.

Na escassez, existe sim oportunidades
Vamos fazer um exercício simples e pensar a quantidade de pessoas que estão vivendo suas vidas, apenas dentro de suas casas.
Isso tem nos feito mudar hábitos hoje e que devem ser levados para o futuro pós crise. As pessoas passarão a valorizar mais seu link de internet de qualidade em casa (tanto em velocidade, quanto segurança desse link), conservar um ambiente saudável de trabalho em seus lares, talvez ter uma casa com inteligência artificial. Com isso, ter um ambiente mais estruturado em suas casas, poderá ser um item obrigatório em nossas vidas e, isso acontecendo, temos um leque de produtos e serviços que podem ser criados e melhorados para esse público consumir.
Pensar no que ninguém pensou, olhar para onde não estão olhando, devemos praticar isso.

Caixa em dia
Mais que tudo, está óbvio que conhecer nossos números é obrigatório. Empreendedores que não olhavam para o caixa, seu departamento financeiro, de forma estratégica, estão sofrendo muito mais. Caixa é estratégico e, em todo momento, não é apenas quando está no vermelho, é sempre. Momento é de controlarmos nossas entradas e saídas dia a dia, contabilizando cada centavo e nos desprendendo dos gastos não estratégicos.

Mente sã
Apenas nos proteger contra o COVID-19, não é suficiente. Temos que cuidar de nossas mentes, não podemos nos desesperar e muito menos contaminar nossos próximos (familiares, colaboradores, clientes e parceiros) com problemas adicionais.
A certeza mais real que temos é: a crise vai passar, e atravessá-la com mente calma nos fará muito mais fortes.”