Produtividade no Trabalho


Postado em 17 de maio de 2018

O RH vem assumindo um posicionamento cada vez mais estratégico dentro das empresas. Visto que a forma de encontrar e desenvolver talentos mudou, empregados devem aprender e reaprender habilidades de forma rápida e personalizada e, com isso, ferramentas analíticas, cognitivas e redes sociais tornam-se fundamentais para conectar pessoas e empresas. Compreendendo esse cenário vemos que a Transformação Digital em RH é um processo essencial e sem volta, reduzindo o tempo dedicado à execução e levantamento de informações e aumentando a análise de dados consistentes que vão direcionar o planejamento e identificação de melhorias necessárias, permitindo uma gestão mais estratégica, humanizada e ágil, aumentando satisfação e engajamento dos colaboradores e, por consequência, a produtividade da organização.

Em nossa empresa buscamos fortemente essa integração digital. Atualmente os demonstrativos de pagamento já são disponibilizados de forma on line, não há impressão e assinatura de folha de ponto. Nosso próximo passo é implantar um sistema de Recrutamento e Seleção, fortemente voltado à Inteligência Artificial no match de candidatos, com o objetivo de criar uma melhor experiência, tornando a qualificação mais rápida e maior aderência aos requisitos das vagas. As capacitações também estão em transformação, hoje já aplicamos treinamentos on line à equipe operacional, reduzindo em 50% a carga horária dos treinamentos, com maior eficiência, engajamento, capilaridade de aplicação e elevação da produtividade de trabalho desses colaboradores. Estamos buscando novas maneiras de aprendizagem, com conceitos Social, microlearning, gamification e gestão analítica.

A transformação digital é uma tendência sem volta, alinhada às expectativas das novas gerações, que estão sem dúvida mais exigentes na hora de escolher uma empresa para trabalhar pois eles querem uma experiência digital integrada ao trabalho, experiência projetada em torno de equipes, produtividade e desenvolvimento. Assim, o RH tem um papel maior, ao ajudar a conduzir a organização para “ser digital” , não apenas “fazer digital”.

Paulo Corrêa – Diretor de Recursos Humanos nas 4 unidades da CSU CardSystem