Como aplicar novas tecnologias que podem impulsionar o desempenho da sua empresa, e ainda atrair e fidelizar clientes?


Postado em 15 de maio de 2018

Inteligência Artificial, Realidade Virtual, Aumentada e Mista… sua empresa está preparada para o futuro? Se achamos espantoso a velocidade com que surgem novas tecnologias, mais incrível é ver na prática como elas estão mudando a forma como as empresas enfrentam seus desafios, internos e externos.

Estatísticas apontam que novas formas de visualização de dados estão mudando os hábitos de consumo, assim como a forma como as empresas desenvolvem seus negócios. Há quase 10 anos atrás, o lançamento das lojas de aplicativos criaram uma verdadeira revolução ao colocar literalmente no bolso de cada pessoa, aplicações que podem ser baixadas em segundos. Hoje, as tecnologias de Realidade Virtual, Aumentada e Mista estão mudando drasticamente a forma como interagimos com todas as informações disponíveis em um mundo cada vez mais conectado à internet. No futuro bem próximo teremos não somente em mãos, mas a nossa vista, ferramentas poderosas que afetam diretamente nossas decisões.

Neste cenário extremamente competitivo, pode ser um desafio para empresários e gestores acompanharem tendências e principalmente saberem por onde começar a traçar uma estratégia que possa gerar resultados na utilização destas novas ferramentas.

Vamos olhar para 3 exemplos de aplicações práticas da Realidade Virtual / Aumentada que já trouxeram resultados expressivos para marcas ao redor do mundo e também no Brasil.

Tomada de decisão em Tempo Real
Conceitos como Internet das Coisas vão ganhando espaço em nosso dia-a-dia de maneira quase imperceptível. Quando você utiliza a câmera traseira para estacionar seu carro, por exemplo, você interage com um tipo de realidade aumentada. A tendência na área automotiva é ter o painel de controle do motorista integrado ao pára-brisa, o que permitirá acesso à informações de desempenho e GPS em tempo real para tomada de decisão rápida. Seguindo o mesmo conceito, empresas como a aérea Boeing, já utilizam dashboards virtuais em realidade aumentada aplicadas em seu maquinário industrial, que “conversam” com seus operadores, reduzindo drasticamente o tempo de produção da fábrica na linha geral de montagem. Imagine também reuniões de desenvolvimento de produtos com equipes ao redor do mundo, interagindo entre si com um mesmo modelo 3D em desenvolvimento ou esta mesma aplicação em óculos que geram projeções ao consumidor sobre quais serviços ou produtos estão disponíveis em seu entorno, enquanto ele anda por uma rua de lojas, por exemplo. Quantas oportunidades podem ser geradas indicando a proximidade de localização do seu produto, catálogo virtual e vantagens competitivas em relação à concorrência?

Treinamento de equipes com menor custo e melhores resultados
Quando pensamos nos formatos tradicionais de treinamentos de RH ou campanhas de incentivo, não raramente associamos altos custos e tempo despendidos, com baixas taxas de desempenho. Diversas empresas têm se apropriado da realidade virtual e aumentada, juntamente com conteúdos gamificados para simular situações de treinamento que geram mais de 90% de efetividade na retenção de informações através de engajamento lúdico.

Engajamento e Fidelização de Clientes
A Realidade Virtual não é algo tão novo, mas a popularização de sua tecnologia abre portas para novas formas de demonstrar produtos e interagir com clientes. Imagine o desafio de uma empresa de atuação mundial na área logística como a DHL Global Forwarding que assumiu como meta a emissão zero de carbono até o ano de 2050. Por si só já pode ser considerado um feito enorme considerando o tipo de prestação de serviço em escala global, e mais ainda, qual o tamanho do desafio em tornar essa postura pública e credível para a sociedade? Em sua última participação na feira Intermodal South America 2018, a empresa implementou em seu stand uma interação que levava os visitantes a visualizarem os planos para cumprir este objetivo de maneira lúdica e divertida através de um game em Realidade Virtual.

 

As novas tecnologias pedem respostas cada vez mais ágeis no mundo dos negócios. Mudanças podem trazer grandes desafios, mas também geram muitas oportunidades!

Fernando Rizzatto é Designer, diretor de arte e ilustrador na MonsterStudio.