A importância e influência do LinkedIn no cenário empresarial


Postado em 15 de maio de 2018

Esses dias fui surpreendida por um lindo convite para escrever meu primeiro artigo externo para o WTC, que honra! Ai veio o desafio, fiquei dias pensando em como gerar real valor ao texto em um mundo de tanto conteúdo e pouca curadoria; e cheguei a uma conclusão: usando toda e somente minha verdade. Mais do que citar grandes fontes, autores e nomes de peso, lembrei que fui convidada para escrever por que minha experiência me trouxe até aqui, então começo com uma frase que ficou muito forte nos últimos anos para mim: O LinkedIn é mais que uma rede, é uma experiência social.

Assino em baixo dessa frase cheia de significados, pois, num mundo cada vez mais pulverizado, colaborativo e conectado, o Linkedin assumiu um papel fundamental para o mundo dos negócios nos últimos anos. É a primeira vez que uma rede traz um potencial de negócio tão claro, um só lugar para conectar colegas, leads, concorrentes, fornecedores e clientes. Tudo ali, a um clique e uma boa estratégia de networking, tudo ali ao seu alcance, do Acre à Índia ou Nova Guiné. Era da troca, da colaboração, do marketing pessoal, da inovação aberta, da experiência, de se abrir para o novo e de desaprender para aprender.

Desde seu lançamento em 2003 já soma meio bilhão de usuários no mundo todo, 31 milhões de usuários no Brasil, tornando-se um canal que vai além da busca de empregos, que se bem utilizado traz aprendizados, relacionamentos valiosos e dinheiro no bolso. Muita gente antenada, surfou e surfa na onda do potencial da rede. São Coachs, palestrantes e startups…

Todos voltados para negócios com objetivo de ajudar a tirar o melhor potencial da ferramenta a seu favor. Já não basta ter apenas seu perfil e visibilidade on-line, tem que gerar valor, tem que mostrar verdade, curar conteúdos, trocar experiências.

Se reparar, os perfis de maior sucesso no Linkedin são os que contam suas histórias (de sucesso e insucesso), que mostram como as coisas realmente acontecem por ali, falam dos desafios e pedem ajuda para solução.

Gente como a gente. Em um ano eu somei 20.000 seguidores, casou com a época que fiz uma imersão sobre propósito e fiquei mais próxima do meu, passando a usar a ferramenta como minha fonte de verdade, de trabalho e de inspiração nos grandes líderes do meu setor.

Abraços e até nosso próximo encontro virtual.

 

Juliana Bernardo – Head de Inovação no BWG Group.