É preciso ser ousado e pensar fora da caixa


Postado em 31 de agosto de 2017

Redução de custos, pensar fora da caixa, especialização e, principalmente, foco na sustentabilidade do negócio. Eis algumas das expressões mais ouvidas na manhã desta terça-feira, 29/8, no evento Fontes e Soluções Alternativas de Financiamento para PME´s, no WTC Business Club, em São Paulo. Trata-se da primeira atividade promovida pelo recém-criado WTC HUB PME, que reúne um grupo de sete prestadores de serviços e soluções focados nas necessidades das pequenas e médias empresas. E ficou evidente que o acesso a linhas de crédito capazes de azeitar a operação, ou fazer o negócio crescer e ganhar escala, segue como um dos itens que ainda não constam da agenda destes empreendedores.

 

Este tópico foi destacado nas rodadas de pesquisa eletrônica realizadas com os cerca de 70 presentes ao evento. Para 28,4% dos respondentes, os recursos próprios, gerados a partir do aumento da capacidade da empresa, continuam sendo a melhor opção para alavancar recursos. Outros 20,5% disseram apostar na revisão jurídico tributária, enquanto 12,5% destacaram programas de parcelamento de dívidas na cadeia produtiva.

 

No quesito sobre as linhas de crédito acessadas pelos empreendedores, os mecanismos convencionais, como o desconto de duplicatas em bancos, têm a preferência de 26,6%, seguido pelas linhas do BNDES (17,2%) e os FIDICs (10,9%). E este reforço no caixa tem como objetivo final as seguintes demandas: capital de giro (26,7%), desenvolvimento de novos produtos (21,7%), investimentos em máquinas, equipamentos e na ampliação do negócio (14,2%), treinamento (13,3%) e alongamento de passivo (11,7%).
De modo geral, os resultados da pesquisa ajudaram a validar o conteúdo das palestras proferidas por Leonardo Ciasca, managing partner da Goal Capital, que atua com serviços financeiros, e Laerte Russo Farias, diretor da Corporate SP, empresa que integra o WTC HUB PME. “Ficou evidente que ainda existe um grande desconhecimento sobre as opções mais baratas e mais eficientes para conseguir recursos”, destaca Ciasca. “Parece que o gerente do banco ainda é o principal canal na hora de obter recursos.”


“WTC-HUB-PME promovendo conhecimento e negócios destinados ao crescimento sustentável das pequenas e médias empresas”
BPO & Auditoria – Baker Tilly

Gestão, Finanças e Gestão estratégica – Corporate SP

Assessoria econômico-financeira & Fomento – Consult Service
Logística & Suprimentos – Elemar

Escritório Mobiliado & coworking – Regus BR

Serviços Jurídicos – Ronaldo Martins & Advogados

Gestão empresarial – WAA Consultoria