Estratégias & Soluções para a Retomada do Crescimento


Postado em 2 de fevereiro de 2017

2017 se apresenta como um ano de transformações. As empresas que souberem se posicionar como parceiras de seus clientes sentirão efeitos multiplicadores. Faz-se necessário aplicar um duplo olhar: interno e externo. O primeiro, dita a observação de fatores como foco, pessoas, competências complementares, gestão de caixa e tributária. O segundo, a precisão de compreender a necessidade real e a mais efetiva jornada que o cliente possa obter. Assim, ao olhar para fatores externos, contextos e para dentro de cada negócio, se evidenciará modelos cada vez mais sustentáveis de gestão, esforço efetivo para a retomada do crescimento brasileiro.
Por Gustavo Rufo – WTC Business Club

O WTC Business Club iniciou seus fóruns em 2017 com excelência no dia 31 de janeiro. Endossando o próprio posicionamento estratégico positivo para esse ano, o tema trabalhado foi “Estratégias & Soluções para a Retomada do Crescimento”. Foram mais de 100 presentes entre CEOs, Diretores e Empreendedores do cenário nacional. Para aprofundar os debates, constituiu-se um painel entre Renato Meirelles – Presidente do Instituto Locomotiva, Ênio Klein – CEO da K&G – e Odmar Almeida – CEO da Amway para Brasil.
O primeiro, de forma categórica e através de dados recentes, abriu seu speech ao informar que o Brasil ainda presencia um dilema econômico, político e social, contextos estes historicamente interligados. Meirelles apontou que a percepção de crise no país se mantém para 97% da população brasileira. Um em cada 7 brasileiros entende que a crise chegou em seu ponto limiar, com ampla insatisfação perante o setor público.
Meirelles indicou também o ponto fundamental nas análises dos contextos brasileiros: o fator informacional. Deter ou ter acesso à informação se mostrou fundamental para, não somente entender melhor o cenário nacional, mas também encontrar soluções de enfrenta-lo. Quanto maior o nível de acesso à informação, maior a capacidade de economizar e encontrar soluções para aumentar receitas.
O professor Ênio Klein foi além ao analisar fatores externos à empresa, ou seja, a relação das mesmas com o mercado. Não somente se faz necessário obter soluções para aumentar receitas, mas também encontrar o equilíbrio entre a experiência do cliente com produtos/serviços e a real necessidade de cada um.
O CEO da Amway – Odmar Almeida – analisou fatores internos à empresa para que consiga não somente sobreviver ao cenário econômico brasileiro atual, mas realizar um turn around em sua gestão. Se faz necessário olhar para dentro da empresa e entender alguns fatores cruciais, como se todos os sócios e funcionários estão olhando para um mesmo norte, se há caixa para suportar momentos complexos e se o modelo de negócios da empresa é sustentável.

Confira como foi!