TECNOLOGIA NAS ALTURAS


Postado em 15 de dezembro de 2016

Lançamento do Microsoft Dynamics 365 vai promover a transformação digital de empresas no Brasil

 

Nestes dias de alucinante progresso tecnológico, é caótica a convivência de diferentes aplicações e bases de dados para dar suporte às incontáveis atividades do ambiente corporativo e gerenciar o estratégico relacionamento com os clientes. Se esses sistemas e aplicações não tiverem uma única base e modelo de dados, fica inviável construir uma visão 360º dos clientes. Mais inviável ainda é traçar uma estratégia de engajamento inteligente, consistente e personalizada com esses clientes.

O Microsoft Dynamics 365, que acaba de ser lançado no brasil, foi desenhado para tornar viável esse engajamento, independentemente do canal. Hospedado na nuvem da Microsoft, ele permite aos usuários corporativos o acesso às várias aplicações de negócio do pacote que fazem parte da família: Marketing, Vendas, Operações (ERP), Atendimento a Clientes, Serviços de Campo e Projetos. Para acabar com os silos de informação, todas as aplicações do Dynamics 365 operam numa mesma base comum de dados, que também é compartilhada com o office 365, a onipresente suíte de produtividade pessoal da Microsoft. Além disso, para potencializar ao máximo a automação e a produtividade das empresas, a Microsoft embutiu no Dynamics 365 os serviços de aprendizagem de máquina e inteligência artificial do Microsoft Azure, bem como a capacidade analítica do Microsoft Power BI para lidar com enormes quantidades de dados.

Hospedado na nuvem, o Dynamics 365 acaba com os silos de informação

Os serviços de inteligência artificial e aprendizagem de máquina, aplicados aos processos de negócio do Dynamics 365, permitem ao sistema encontrar automaticamente correlações entre dados inseridos e resultados desejados, oferecendo insights úteis aos usuários no momento correto, tais como melhor próxima oferta de vendas ou melhor próxima ação para resolver um chamado de cliente.

Serviços de monitoração das diversas redes sociais mais utilizadas pelos consumidores são capazes de interpretar o sentimento dos comentários, fazer cálculos estatísticos e traçar a tendência de reação do público-alvo a produtos, lançamentos, serviços ou campanhas de marketing das empresas. Possibilitam também a interação com esse público nas redes sociais ou o disparo de ações, tais como a criação de um chamado de atendimento ao cliente, com base nos comentários postados.

Todas as aplicações do Dynamics 365 estão implementadas sobre uma plataforma extensível e flexível que visa facilitar e acelerar a jornada de transformação digital das empresas. Por meio da interface da plataforma é possível escolher quaisquer conjuntos de dados das aplicações, inclusive do office 365, organizar esses conjuntos de dados em telas, definir os layouts de cada tela e publicá-las em um portal da internet ou na forma de uma aplicação para dispositivos móveis para qualquer das plataformas mais populares – IOS, Android ou Windows. Tudo isso sem a necessidade de desenvolvimento de códigos. Trata-se do poder de disponibilizar a informação relevante, no momento oportuno e com mobilidade.

As empresas mais avançadas na jornada da transformação digital já registram aumentos médios de receita de 8%

O omni-channel e a visão 360º de clientes foram premissas estruturantes na concepção desta plataforma flexível, que suporta todos os canais de interação de forma nativa, desde aplicações para suporte da interação face a face com clientes até a interação via redes sociais, passando por central telefônica, aplicações móveis disponibilizadas para clientes, portal internet, chat, e-mail e SMS. Graças à base única e comum de dados e às aplicações de negócio que cobrem a grande maioria dos processos de uma empresa, todas as informações de um dado cliente, sejam elas oriundas de qualquer tipo de interação, tais como interações com a equipe de vendas ou com a equipe de suporte, estão disponíveis no mesmo repositório e podem ser facilmente acessadas.

Fábio Azevedo, diretor da divisão Dynamics da Microsoft Brasil

Fábio Azevedo, diretor da divisão Dynamics da Microsoft Brasil

“Engajamento inteligente com clientes, potencialização de colaboradores, transformação de operações e transformação de produtos e serviços são os quatro pilares que sustentam projetos de transformação digital bem-sucedidos. Um projeto não se sustenta se cada um desses pilares não for considerado na jornada da transformação. E o Dynamics 365 foi pensado justamente para endereçar, numa única plataforma, esses quatro pilares”, explica Fábio Azevedo, diretor da divisão Dynamics da Microsoft Brasil. “O Dynamics 365 é muito mais que a simples junção de aplicativos de negócio que eram tradicionalmente empacotados como suítes de ERP ou CRM.”

Pesquisas de mercado encomendadas pela Microsoft indicam que as empresas que estão mais avançadas na jornada da transformação digital já auferem aumentos médios de receita da ordem de 8%.

As aplicações de negócio da família Dynamics 365 podem ser contratadas em conjunto ou separadamente e já estão disponíveis em português e localizadas para o mercado brasileiro.

 

Fonte: Novembro 2016 Forbes Brasil | 38 e 39