Governança Corporativa é tema de WTC Business Fórum


Postado em 23 de setembro de 2016

Executivos abordam a importância da implantação deste sistema e o quanto seu desenvolvimento é fundamental para a geração de valor dentro das empresas

por Editora Lamonica

22/09/2016 – O WTC Business Club promoveu ontem mais um WTC Business Fórum, que desta vez, abordou o tema “Governança Corporativa Como Alavanca de Crescimento & Geração de Valor”. O painel contou com as apresentações do sócio da Mazars, Luis Navarro, com o CEO da CorpFlex, João Pimentel, e com o CEO da Mazzaferro, Claudio Mazzaferro, que revelaram o quanto se ter governança bem estruturada e eficiente é fundamental para a geração valor dentro das empresas hoje em dia.

Luis Navarro, da Mazars, iniciou a manhã com uma análise de quais eram as 100 maiores empresas brasileiras apontadas pelo ranking do jornal Gazeta Mercantil no ano de 1984 e refletiu sobre o porquê de 62 delas terem desaparecido. “Hoje, por exemplo, nós não vamos simplesmente comprar algo, mas sim, viver uma nova experiência de compra. Além disso, muitas destas empresas não haviam percebido, no passado, a mudança que era necessária em sua estrutura organizacional”, comentou. Além de ressaltar os riscos do negócio que devem ser colocados na mesa, Navarro destacou quais são os pilares da governança – transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa – e as três principais responsabilidades: “decidir os rumos da empresa, as pessoas que liderarão o processo e quais os riscos que podem ocorrer nessa caminhada”, completou o especialista.

Já João Pimentel trouxe como é estruturado o modelo de governança corporativa na CorpFlex, além de ressaltar as ações essenciais que devem ser tomadas no cotidiano para que ela seja efetiva e capaz de perpetuar o DNA da empresa. “A execução da estratégia, ao lado do alinhamento do capital humano, de processos e de tecnologia e, com base nesses indicadores, fazer o planejamento, são fundamentais para uma boa governança”, destacou o executivo. Em seguida, Claudio Mazzaferro apresentou a trajetória e a estrutura da empresa familiar à qual está à frente, a Mazzaferro, detalhes da implantação do modelo de governança corporativa dentro da companhia e o quanto ela foi fundamental para a sua continuidade, com destaque para os desafios e os pontos cruciais em meio a este processo. “Uma boa governança facilita o acesso e reduz o custo do capital, reduz conflitos entre as partes interessadas, aumenta a eficiência operacional, gerencia riscos e melhora a imagem da empresa”, comenta o executivo ao discorrer sobre os benefícios deste sistema. Ao final da apresentação, os executivos participaram de um debate mediado por Carlos Frederico Hackerott, da HBC Advogados, onde puderam responder às questões do público presente.

Você confere as coberturas dos fóruns promovidos pelo WTC Business Club em São Paulo nas edições da Revista Varejo & Oportunidades.