Confira a release do último encontro do Fórum de Franquia & Varejo


Postado em 22 de agosto de 2016

WTC reúne executivos em Fórum de Franquia & Varejo
por Franco Franquia Publicado na Categoria Beleza, Eventos, Franchising, Gastronomia (Revista Franquia&Varejo)
Matéria Original em: La Monica Conectada

Especialistas trazem suas experiências para o encontro promovido pelo WTC Business Club em São Paulo e debatem sobre a gestão de multifranquias

19/08/2016 – O WTC Business Club realizou no último dia 3 de agosto o terceiro WTC Fórum de Franquia & Varejo deste ano. O tema desta vez foi “O que os multifranqueados levam em conta antes de decidir em qual franquia investir” e contou com as apresentações do sócio-diretor da Gentil Negócios, Glauber Gentil, do multifranqueado da L’Occitane au Brésil, Contém 1g e Mr. Cat, Alberto Oyama, e do presidente-executivo do grupo Trend Foods, Robinson Shiba, que revelaram ao público como é gerir diversas franquias ao mesmo tempo, os desafios enfrentados, como identificar oportunidades de negócio, entre outros pontos de atenção que devem ser considerados. Ao início da apresentação, o diretor de relacionamento do WTC Business Club, Alexandre Palmieri, trouxe para o público detalhes dos serviços oferecidos pela plataforma de negócios WTC Business Club, com destaque para as ações de apoio à internacionalização de diversas franquias brasileiras.

“Há caminhos para se seguir mesmo em um ambiente turbulento. Todos no painel estão investindo e sabem que, mesmo em um momento como o que vivemos, há muitas oportunidades”, refletiu o presidente da consultoria Cherto, Marcelo Cherto, na abertura das apresentações da manhã. Na sequência, o multifranqueado Glauber Gentil contou a trajetória da Gentil Negócios desde sua criação, em 1980 até os dias atuais, em que administram 74 lojas de diferentes redes, como O Boticário, quem disse berenice? e Swarovski. “Não basta ver apenas o trinômio marca, faturamento e rentabilidade e não ver cultura, valores e governança”, destacou Gentil sobre um dos pontos de atenção que devem ser considerados na hora de abrir uma franquia. “É importante encarar as situações adversas ou insatisfações operacionais com os valores alinhados. Isto torna a discussão genuína e madura”, concluiu.

Alberto Oyama, que trabalha na área de franquia e varejo há 14 anos, também contou para os participantes como se tornou multifranqueado de cada uma das marcas L’Occitane au Brésil, Contém 1g e Mr. Cat e os fatores determinantes para uma boa relação. “A história da marca e o perfil dos gestores foram fundamentais para se estabelecer a parceria com a Mr. Cat, por exemplo. Conhecia o trabalho que eles já faziam e isso para nós foi muito importante. Uma rede com 200 unidades é madura, mas ainda tem muito crescer, e isso é uma grande oportunidade”, contou o executivo, que destacou também o que um multifranqueado analisa quando está em busca de novos investimentos. “Ele procura por um franqueador capitalizado, com boa gestão e valores alinhados, uma marca com boa expressão no mercado, probabilidade de crescimento do faturamento, viabilidade tributária, rentabilidade, expansão planejada e perspectivas de fortalecimento da parceria”, comentou.

Já Robinson Shiba encerrou o painel, contando um pouco de sua história e da trajetória da TrendFoods, com dados e diferenciais de cada uma de suas marcas China in Box e Gendai, o perfil do franqueado de 20 anos atrás e do franqueado de hoje em dia. Shiba destacou, ainda, alguns pontos de atratividade os quais as marcas devem dar atenção, como a simplificação da operação, ampliação dos canais de venda, investimento em divulgação e comunicação e expansão pelo delivery. “Nem todo o franqueado tem a capacidade de ser um multifranqueador. A parte de governança, cálculos tributários, SAP, etc. serão fundamentais para o bom resultado”, comentou o executivo. Após as apresentações, os palestrantes participaram de um debate mediado pelo Head Brazil do TMF Group, Marco Sottovia, em que responderam questões dos participantes do Fórum.

Franquia&Varejo1 (16) Franquia&Varejo1 (53)